SÃO PAULO – A internet está virando rota de procura na preparação do casamento dos noivos brasileiros. Levantamento feito pela plataforma de compras e vendas MercadoLivre e pelo Hitwise, serviço da Serasa Experian, registrou crescimento de 359% na venda on-line de vestidos para a cerimônia no primeiro trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Tamanha expansão foi determinante para melhores ofertas. No período, aumentou em 293% o número de anúncios de vestidos de noiva, que atingiu cerca de 5 mil itens ofertados. Os preços, contudo, variam em larga escala: de R$ 129 a valores superiores a R$ 5 mil.

Quanto ao número de pageviews no MercadoLivre, identificado com a palavra “noiva”, a plataforma verificou uma quantidade superior a 70 mil buscas nos meses de abril e primeira quinzena de maio.
Entre os itens mais buscados na internet contendo a palavra “noiva” e as suas variações, os buquês e penteados também aparecem com destaque, de acordo com dados do Hitwise.

Casamento
Há pouco mais de um mês, o mundo parou para assistir o casamento real entre o príncipe William e a nomeada duquesa de Cambridge, Catherine. Os itens de luxo vistos na cerimônia - vestido, carruagens, carro Rolls Royce - devem virar tendência para os casamentos no Brasil.

De acordo com a consultora de eventos Flávia Gurgel, no geral, uma cerimônia de luxo para cerca de 300 convidados custa em torno de R$ 300 mil - bem abaixo das 5 milhões de libras estimadas como gasto da boda real. Uma cerimônia mais simples, para o mesmo número de convidados, tem valor médio de R$ 120 mil na cidade de São Paulo.

Flávia aposta que muitos noivos devem passar a contratar carruagens, mais apropriadas para quem casa no campo, e carros antigos, como o Rolls Royce que levou Kate à igreja, para os casamentos nos próximos meses.